Institucional

Colégio Batista Brasileiro: Mais de 100 anos na tradição de inovar

Missão

Educar, ensinando fatos, conceitos, desenvolvendo habilidades, atitudes e valores para cidadania responsável, permeada pelo amor e pelos princípios contidos na Palavra de Deus.

Visão

Ser reconhecido pela excelência do seu trabalho educacional na formação integral do ser humano.

Filosofia

O Colégio Batista Brasileiro tem como filosofia educativa os princípios cristãos que buscam uma educação integrada, que desenvolva o ser humano em seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais. Promovemos nos educandos, através de nossa ação pedagógica, uma consciência crítica que os leve a se inserir no processo de desenvolvimento da sociedade, analisando e avaliando o patrimônio cultural da humanidade, tendo em conta o contexto social atual em que vivemos, e o momento histórico que atravessamos, como também projetando a construção do futuro pela ação refletida do homem.

Sendo assim, o Colégio Batista Brasileiro embasa-se em alguns princípios cristãos fundamentais:

Jesus Cristo é a suprema fonte da autoridade, da vida e da verdade.

A Bíblia Sagrada é a revelação divina, sendo nossa regra de fé e conduta. Ela é a PALAVRA DE DEUS.

O Homem foi criado por Deus à sua imagem e semelhança.(Teoria Criacionista)

Por crermos que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, posicionamo-nos contra qualquer tipo de discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de cor, de etnia ou outras características individuais e sociais.

A liberdade religiosa do homem, seu livre arbítrio, é um direito inalienável e deve ser sempre respeitado. A escola não tem ênfase doutrinária, porém o aluno terá que participar das aulas que constam da matriz curricular.

A visão ampla de educação que, em síntese, corresponde a um processo contínuo de influências e inter relações conduzem o ser humano ao desenvolvimento integral.
Fundamentados nestes princípios, o Colégio Batista Brasileiro entende que:

A educação deve ter, em toda ação que realiza, os princípios Bíblicos como fonte de inspiração e guia.

Educação integral implica o desenvolvimento intelectual, afetivo, físico, social, moral, ético e espiritual, conduzindo o ser humano a um crescimento como “sujeito” e “cidadão”, capaz de exercer conscientemente a sua cidadania.

Educação é um processo de transformação constante, que se dá em função das necessidades de auto realização e implica, através de uma atitude positiva e pautada no amor, reavaliação contínua e crítica das práticas dos sujeitos envolvidos e do tempo presente, levando a uma auto-análise e a tomadas de decisões cada vez mais conscientes.

A prática educativa vivida pelos educandos e educadores do Colégio Batista Brasileiro é garantida de modo mais coerente e eficaz por meio de experiências significativas que favoreçam a reflexão e o domínio do acervo histórico, cultural e científico da sociedade.

A educação deve operar a informação, a formação e a transformação da pessoa.

O educador, no processo educativo, é o líder que foi chamado para interagir com o aluno. Sua ação é de mediação intencional para o processo de aprendizagem do aluno.

O educador é um ser ainda inacabado, um eterno aprendiz que tem atitude humilde e de busca diante do desconhecido.

“Nós não sabemos o que acontecerá no futuro, e não podemos planejá-lo com precisão. Mas podemos manter nossos espíritos e nossos corpos tão puros e elevados, podemos cultivar a tal ponto esse tipo de pensamento e esse tipo de ideal, e sonhar sonhos de propósitos sublimes, que seremos capazes de saber com exatidão que tipo de homens seremos, no momento e no local em que formos intimados a defender uma causa nobre. .”.

“Nenhum homem se torna de um momento para o outro, diferente dos hábitos e pensamentos que passou a vida inteira cultivando.”

JOSHUA L. CHAMBERLAIN
General-Comandante na Batalha de Gettysburg

Perdizes

Bauru

CESE

CBL