ENSINO FUNDAMENTAL 1

Sejam bem-vindos ao Colégio Batista Brasileiro! Ensino Fundamental 1.

Alegramo-nos em recebê-los em nosso site para conhecer-nos e também nosso ambiente.  Sentimo-nos igualmente honrados em receber seus filhos, que chegam para vivenciar novas experiências e partilhar conosco de um ambiente de muita aprendizagem.

Atender as necessidades de crianças e pré-adolescentes de 06 a 10 anos, formando-os integralmente através de conteúdos e métodos adequados às diferentes fases de desenvolvimento são nossos principais objetivos. Oferecemos aos alunos condições de desenvolvimento contínuo, garantindo a ordenação dos conteúdos programáticos ao longo da seriação escolar, de forma a se apresentarem em sequência contínua e com tratamento didático adequado aos conteúdos e níveis de ensino.

No Ensino Fundamental 1, os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação são explorados de forma significativa, considerando os interesses e as motivações dos alunos. Permitem a integração de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes, favorecendo a formação da personalidade global, como sujeitos autônomos, críticos e participativos do contexto social em que vivem.

Os alunos são estimulados a aprender a pensar por si mesmos, a analisar e a resolver seus problemas, a tirar suas próprias conclusões e discuti-las com o grupo. São levados a formar uma opinião refletida sobre diversos assuntos e expressá-la de forma coerente e fiel ao seu próprio pensamento. Procuram questionar o momento histórico em que vivem sugerindo ações para transformá-lo, desenvolvendo, assim, a cognição, com o fim de alcançarem a reflexão abstrata, entendendo sua própria realidade e organizando o mundo ao seu redor.

Dessa forma, o Ensino Fundamental 1 garante:

  • O desenvolvimento da capacidade de investigar e conhecer, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • A aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à formação de atitudes e valores positivos.
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os pais que estão conosco, há algum tempo, têm acompanhado nosso esforço em oferecer a seus filhos um ensino de qualidade, em ambiente saudável de convivência e um lugar onde se sintam felizes para compartilhar suas experiências.

Desejamos que você, que hoje nos visita através da rede, sinta-se motivado a visitar-nos pessoalmente.

Mais uma vez… Bem-vindos!

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

A abordagem sócio interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Segundo Vigotsky, a aprendizagem deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetos e sujeitos em cooperação. Uma vez internalizados, esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento.

Acreditamos em uma educação que tem a criança como ser participativo na aprendizagem, que contribui com o grupo e, simultaneamente, assimila os conteúdos com a clareza de significado para sua vida.

HORÁRIOS

Manhã – das 7h30 às 12h.

Tarde – das 13h30 às 18h.

A tolerância para os alunos que precisarem ficar no colégio além do horário é de no máximo 20 minutos, conforme regulamento descrito no manual do aluno – Orientações Gerais.

OS ALUNOS DEVERÃO ENTRAR PELA RUA VIVALDO GUIMARÃES, ONDE DEVERÃO SER ENTREGUES NO PORTÃO.

(Manual do aluno – pág. 28 a 30 e Orientações Gerais – pág. 36)

GRADE CURRICULAR

Compõem a grade curricular – 1º Ano:

  • Português
  • Matemática (Sendo uma das aulas de Robótica)
  • Ciências Sociais e Naturais
  • Informática Educacional
  • Educação Física/Recreação
  • Educação Musical
  • Artes
  • Inglês
  • Educação Cristã

Compõem a grade curricular – 2º ao 5º Ano:

  • Português
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Informática Educacional
  • Educação Física
  • Artes
  • Inglês
  • Educação Cristã
  • Robótica

AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

Nos termos do regimento escolar, os alunos serão avaliados por dois ou mais instrumentos de avaliação como: provas, trabalhos individuais ou em grupos, relatórios, debates e outros. As provas serão sempre marcadas com antecedência para que a família possa acompanhar os estudos. Estaremos sempre orientando para que os alunos tenham diversas formas de avaliação.

RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

As atividades de recuperação contínua serão realizadas no decorrer do ano, sempre que o professor detectar dificuldades, nos alunos ou na classe. Serão realizadas através de revisão de conteúdo, exercícios de fixação, retomada oral entre outros. Requer registro no diário de classe, mas não requer outro instrumento de avaliação.

RECUPERAÇÃO PARALELA

Nos termos do regimento escolar, a recuperação paralela acontecerá sempre no final de cada bimestre e será oferecida aos alunos que não atingiram média 6.0. Serão sempre no período contrário às aulas com os professores escalados para esse fim. Os alunos terão a carga horária semanal das matérias em que estiverem em recuperação.

RECUPERAÇÃO FINAL

Será realizada no final do último bimestre somente para alunos com média anual inferior a 6.0 ou inferior a 24 pontos. A carga horária estabelecida é semanal, ou seja, terá o número de aulas de uma semana.

Os professores indicarão aos alunos os principais tópicos de cada matéria e serão avaliados com uma prova cujo resultado, somado com a média anual e dividido por dois, resultará na média final que deverá ser igual ou superior a 5.0.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESPAÇO FÍSICO

Prédio de dois andares, com 14 salas de aula, salas de: artes, robótica, judô, balé, música e vídeo. Além das salas convencionais, contamos com salas móveis para atender às necessidades de utilização de tecnologia no ambiente de aprendizado. Contamos também com um programa de viagens educacionais dirigidas que visa, além do momento de lazer, a aplicação prática de conteúdos de cada série.

Sala dos professores, banheiros, secretaria de módulo, coordenação, capelania e orientação educacional, pátio coberto, quadra esportiva e ginásio poliesportivo, biblioteca, salão nobre com capacidade para 560 pessoas.

Aos alunos também são oferecidos cursos, em caráter extracurricular e em período contrário de:

  • Flauta, violino, teatro, balé, atelier e cartoon, além das atividades esportivas.

REMÉDIOS

Horários para administração de medicação:

Manhã – 10h (No horário do intervalo)

Tarde – 16h (No horário do intervalo)

Quando necessária, a administração de medicação será realizada pela Secretária do Módulo, apenas nos horários de intervalo determinados acima.

É necessário o envio de indicação da dosagem via agenda, juntamente com o medicamento que será devolvido ao final da aula. O remédio não fica em posse do aluno durante o período de aula. É importante que o aluno seja orientado a deixar o medicamento com a Secretária (Célia) e não fique com ele na mochila.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Gerais: São desenvolvidos por todos os seguimentos da escola.

  • Mostra de Ciências, Temporada Cultural, Leitor Nota 10 e Concurso de Redação.

Específicos do Setor:

  • Robótica, Hora do conto (realizado em conjunto com a biblioteca), Ciranda da Leitura, Dia da família (para a comemoração do “Dia das Mães” e “Dia dos Pais”).

BatistAção: PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

  • Coleta de latinhas de alumínio – Este trabalho vem sendo realizado há alguns anos e encabeçado pelos 3ºs anos, mas conta com a contribuição de todos os alunos. No decorrer do ano os alunos devem trazer as latinhas de refrigerante. A arrecadação com a venda das latinhas é revertida na compra de brinquedos que são entregues às comunidades carentes, próximo ao Dia da Criança.
  • Coleta dos anéis das latinhas de alumínio – As mesmas latinhas coletadas para a campanha acima têm seus anéis retirados e coletados em embalagens plásticas que são entregues às professoras do 2ºano.  Com esta campanha temos a oportunidade de fazer a “troca” dos anéis por cadeiras de rodas que são destinadas às pessoas com deficiência física e carência de recursos para aquisição das mesmas. Este, projeto é realizado em parceria com Fábio Manfrinato, um de nossos políticos governantes.
  • Coleta de óleo de cozinha – Em parceria com a empresa ADN, responsável pela coleta e destinação correta do óleo de cozinha, nossos alunos trazem o óleo coletado em suas residências em garrafas pet e o mesmo é retirado periodicamente na escola pela empresa ADN. O dinheiro arrecadado com a venda do óleo destinado à reciclagem é revertido para implantação de estratégias sustentáveis para a escola como lixeiras de coleta seletiva, áreas verdes e outros benefícios relacionados à melhoria do ambiente de nosso setor.

BRINQUEDOS E OBJETOS DE VALOR

Visando o desenvolvimento da organização e para evitar dificuldades e constrangimentos, os brinquedos e objetos de valor devem obedecer a dinâmica com as seguintes orientações:

  • Os brinquedos devem ser trazidos apenas em dias combinados com a professora;
  • Brinquedos que incitem à violência ou desentendimentos não devem ser enviados à escola;
  • Brinquedos caros ou de valor sentimental devem ser evitados. A Instituição não pode responsabilizar-se por danos causados pela utilização inadequada ou mesmo danos acidentais que possam ocorrer;
  • Os celulares também devem ser evitados. Para qualquer situação de necessidade de comunicação com os pais, a coordenação será responsável pelo contato.

HORÁRIO DO LANCHE

LANCHE – MANHÃ: DAS 10h ÀS 10h20 e TARDE: DAS 16h ÀS 16h20

Uma preocupação, também presente no ambiente escolar, é a alimentação das crianças. É sabido que quando bem alimentada, a criança absorve melhor todo e qualquer conhecimento. Uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde é com a obesidade infantil que tem, como um dos fatores agravantes, a alimentação inadequada.

Por isso, procuramos orientar nossos alunos quanto aos cuidados com os alimentos como frituras, refrigerantes e salgadinhos. Nossa cantina está à disposição para que os responsáveis pelos alunos possam conhecer e conversar sobre todas as possibilidades de compra dos lanches.

ATENDIMENTO COM OS PROFESSORES

O Colégio Batista preza pela transparência e troca no relacionamento família/escola. Porém, para que possamos atender a todos da melhor forma possível e com toda a atenção merecida, pedimos que fiquem atentos a estas orientações para o atendimento com os professores:

1.Quando houver necessidade de esclarecimentos pedagógicos ou de outra ordem, o horário deve ser marcado com a secretária do Módulo (falar com Célia);

2.Não é adequada a abordagem do professor nos horários de entrada ou saída;

3.A comunicação de assuntos corriqueiros deve ser feita via agenda;

4.Qualquer recado de urgência ou emergência deve ser deixado com a secretária do Módulo (Célia). Os professores só poderão atendê-los via telefone em horários de aulas específicas. Assim, o trabalho do professor com o aluno não é prejudicado.

UNIFORME E HIGIENE PESSOAL

Os cuidados com a higiene pessoal do aluno são de responsabilidade da família. Solicitamos especial atenção com as garrafas de água, restos de lanches esquecidos nas mochilas e lancheiras.

É importante lembrar também que o uso do uniforme é obrigatório.

ANIVERSÁRIOS

Para os pais que desejarem comemorar o aniversário de seus filhos na escola são permitidos apenas bolo e refrigerante. Serão comemorados às 6ªs feiras, com prévio agendamento na secretaria do curso (falar com Célia). Não é permitida a presença de irmãos nem entrega de presentes. O aniversário é comemorado com a professora e colegas da sala.

MANUAL DO ALUNO

Sugerimos que o Manual do Aluno (entregue pela Secretaria Geral no momento da matrícula) seja analisado com cuidado. Lá os senhores pais obterão informações ainda mais detalhadas do funcionamento de toda a escola.

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1